Fisioterapia

Aquática

A fisioterapia aquática compreende a terapia realizada em piscina terapêutica levando em conta os princípios físicos da água com manuseios, técnicas e procedimentos específicos.

A fisioterapia aquática compreende a terapia realizada em piscina terapêutica levando em conta os princípios físicos da água com manuseios, técnicas e procedimentos específicos.

Tais efeitos permitem que o ambiente aquático proporcione um grande potencial de reabilitação, que se estende desde o tratamento de afecções agudas à manutenção de saúde e manejo de doenças crônicas.

Desta forma, podemos afirmar que a fisioterapia aquática é benéfica no manejo de pacientes com afecções musculoesqueléticas (incluindo artrose, lesões traumáticas e dor), neurológicas (paralisia cerebral, doenças neuromusculares e lesões pós traumatismo crânio encefálico), cardiopulmonar, dentre outras condições.

O uso dos efeitos provocados pela imersão, associados ao conhecimento advindo da própria fisioterapia, permitem ao terapeuta a criação de um plano de tratamento apropriado e personalizado de acordo com a necessidade de cada paciente.

Nossa Piscina Terapêutica

Estrutura: Piscina com borda elevada e barras móveis instaladas nas paredes laterais, dimensões de 4,5 metros de largura, 10 metros de comprimento e profundidade entre 1,20 e 1,40 metros. Ambiente externo adaptado e acessível aos diversos públicos.

Tratamento da água: É realizado por equipamento de raios ultravioletas (UV), que consiste na purificação da água através da onda germicida da radiação solar, eficiente contra todos os tipos de microrganismos (bactérias, vírus, protozoários e algas). Esse método pode ser utilizado em combinação com cloro ou peróxido de hidrogênio.

Os parâmetros: Verificados no mínimo duas vezes ao dia e incluem: temperatura entre 32 e 34°, pH entre 7,2 e 7,6, cloro entre 2 e 4 ppm e alcalinidade entre 80 e 120 ppm.